Goulart, Mariléia MendesMedeiros, Ingred2017-12-082020-11-292017-12-082020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10020Resumo: Este texto apresenta o resultado e reflexões de uma pesquisa realizada com vinte e seis crianças de rede privada e dezenove crianças de rede pública, totalizando quarenta e cinco crianças do 5° ano do Ensino Fundamental. A questão problema que norteou a investigação foi: Quais são as principais lembranças que as crianças têm de sua trajetória escolar? Que experiências marcaram esse tempo? E, como objetivo, propomo-nos a identificar as principais memórias das crianças em sua trajetória escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atender a esse objetivo, traçamos como objetivos específicos: identificar quais as atividades mais significativas para as crianças; identificar as características dos professores que mais marcaram as crianças; identificar os aspectos que não gostam na escola. A pesquisa tem como método o dialético, como metodologia o estudo de caso e abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizamos entrevista individual com áudio gravada. Ouvir as crianças nos fez perceber que elas, em suas memórias, dão-nos pistas de como organizar as escolas e, também, avaliar as práticas curriculares nela existentes.31 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEscolaMemóriaInfânciaMarcas e memórias das crianças na escola dos anos iniciais do ensino fundamentalArtigo Científico