Brizola Yared, YalinDa Ré Alves, GabrielBrizola Yared, Yalin2022-07-112022-07-112022-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24581Esta pesquisa objetiva desvelar os processos ocorridos em uma Unidade de Aprendizagem (UA) de formação inicial de professores intitulada “Prática no Ensino de Ciências e Biologia”, ofertada na licenciatura em Ciências Biológicas da UNISUL. A análise corresponde a interpretação de uma avaliação formativa anônima realizada entre os anos de 2017 e 2021 com os/as acadêmicos/as participantes. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e descritiva. Os dados foram explorados à luz das categorias a priori Educação Emancipatória, Humanizadora e Sensibilizadora. Foram utilizados os relatos dos estudantes para investigar se no modelo didático-metodológico efetivado houve ocorrência de processos emancipatórios, assim como de habilidades de pensamento complexo, crítico, reflexivo e dialógico, considerando o contexto vivido em cada ano. Pelas análises, poder inferir que os movimentos pedagógicos e didático-metodológicos da UA foram intencionalmente orientados por uma concepção crítica e progressista. E os resultados apontaram para vivências emancipatórias, humanizadoras e sensibilizadoras, e que o processo proporcionou atividades que efetivamente promoveram o pensamento crítico, criativo e reflexivo.42ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação Emancipatória; Humanização e Sensibilização; Prática no Ensino de Ciências e Biologia; Documentação Pedagógica; Análise Documental.Compreensão de discentes sobre a unidade de aprendizagem ‘prática no ensino de ciências e biologia’: uma análise sob a perspectiva da educação emancipatóriaSTUDENTS' UNDERSTANDING OF THE LEARNING UNIT 'PRACTICE IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING': AN ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF EMANCIPATIONAL EDUCATIONArtigo Científico