Severo de Oliveira, Marcos FernandoAltoé Neto, Ruy2022-12-052022-12-052022-11-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27232Analisando-se o cenário de ocorrências aeronáuticas (acidentes e incidentes) no âmbito da aviação geral brasileira, tem-se entre os principais fatores contribuintes o julgamento de pilotagem, aplicação de comandos, planejamento de voo, processo decisório, atitude, pouca experiência do piloto e percepção de condições meteorológicas adversas. Todos esses fatores se relacionam diretamente com a tomada de decisão aeronáutica (ADM), e com a deficiente análise e avaliação de riscos associados a operação da aviação geral, antes mesmo de iniciar o voo. Diante da deficiência de métodos de avaliação de riscos, essa monografia tem como objetivo analisar e verificar a aplicação prática das ferramentas de avaliação de risco de voo (FRAT), que propõem um modelo de avaliação qualitativa e quantitativa para melhor identificação do nível de risco das operações no âmbito da aviação geral, aumentando a consciência a cerca dos riscos, e fornecendo base analítica para tratamento e mitigação dos riscos. O método de pesquisa adotado foi o exploratório com base em consultas bibliográfica a respeito do assunto. Como conclusão da pesquisa, tais ferramentas de análise de risco, ainda pouco utilizadas, podem contribuir muito para o aumento da segurança voo, mas devem ser mais bem pesquisadas, elaboradas e adaptadas a cada contexto de operação para que se tornem eficientes e amplamente aplicadas.30ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAcidentesAviação GeralFatores contribuintesAvaliaçãoRiscosA utilização das ferramentas de avaliação de risco de voo (FRAT) como auxílio na tomada de decisão no contexto da aviação geral brasileiraMonografia