Marques, BrunaTapia, Verônica Ester2023-07-112023-07-112022-07-04https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35720O estudo tem por objetivo contextualizar, em um estudo narrativo, o engajamento da mulher circense representada no cenário artístico e educacional nos diferentes lugares de produção que esse corpo feminino ocupou e ocupa. A investigação discorre sobre o tempo e o espaço de memórias, representados por mulheres que evidenciam os saberes compartilhados de geração em geração e que potencializam esses saberes multiplicando-os para além da itinerância e fazendo do circo uma forte influência cultural, artística e educacional. A produção de dados pretende favorecer o compartilhar de memórias, saberes e percepções sobre a trajetória vivida por esses corpos que ocuparam muitos lugares de produção. Foram realizadas entrevistas abertas e em profundidade com quatro mulheres circenses, tendo como facilitador disparadores que contribuíram no diálogo, no falar de si e de suas experiências. As fontes orais partem de narrativas, depoimentos, relatos, histórias e fontes escritas, que são revestidos de emoção, durante a participação direta das mulheres no cenário investigado. Os encontros, que aconteceram de forma remota, foram gravados e filmados, conforme o aceite antecipado. Para a análise de dados, será observado nas narrativas como essas mulheres percebem sua trajetória e a importância das suas produções dentro e fora da lona.The study aims to contextualize, in a narrative study, the engagement of the circus woman represented in the artistic and educational scenario in the different places of production that this female body occupied and occupies. The investigation discusses the time and space of memories, represented by women who show the knowledge shared from generation to generation and who leverage this knowledge by multiplying it beyond roaming and making the circus a strong cultural, artistic and educational influence. The production of data intends to favor the sharing of memories, knowledge and perceptions about the trajectory lived by these bodies that occupied many places of production. Open and in-depth interviews were conducted with four circus women, having triggers as facilitators that contributed to dialogue, talking about themselves and their experiences. The oral sources depart from narratives, testimonials, reports, stories and written sources, which are coated with emotion, during the direct participation of women in the investigated scenario. The meetings, which took place remotely, were recorded and filmed, as agreed in advance. For data analysis, it will be observed in the narratives how these women perceive their trajectory and the importance of their productions inside and outside the canvas.112ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMulheres CircensesEstudo NarrativoCircoCultura PopularTRAJETÓRIAS ARTÍSTICAS E PROFISSIONAIS DE MULHERES CIRCENSES: Narrativas do Engajamento Político e Cultural de seus Corpos nos Espaços Educativos Provocações para a Educação FísicaARTISTIC AND PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF CIRCUS WOMEN: Narratives of the Political and Cultural Engagement of their Bodies in Educational Spaces Provocations for Physical EducationDissertação