LIMA,, Aline Marques2024-01-172024-01-172023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40697OutroO Brasil é um país com mais de 50% da população das classes C e D, o que representa um mercado consumidor potencialmente robusto. O consumo em comunidades vem crescendo de maneira exponencial, especialmente nos pequenos varejos, que se caracterizam pela entrega de produtos ao consumidor final. Os estudos a respeito do consumo estão ligados à identidade e associados à cultura e à sociedade. A interação inerente à hospitalidade ocorre nos mais diversos espaços, nas atividades comerciais e nos ambientes de varejo, pois há um encontro entre o colaborador e o cliente. A partir desse encontro, é possível produzir atitudes e comportamentos hospitaleiros para que as emoções e sensações resultantes dessa interação possam criar momentos memoráveis. A motivação para o estudo se deu com base na identificação de um desalinhamento das características desse consumidor com as estratégias utilizadas pelas empresas para alcançá-los. O estudo é relevante, pois permite compreender melhor as características dos consumidores de baixa renda (na pesquisa, representados pelos beneficiários do Auxílio Brasil, oferecido pelo Governo Brasileiro) e como a hospitalidade pode se tornar um critério de seleção na escolha dos estabelecimentos de varejo. Assim, o objetivo geral do estudo é responder à pergunta: Por que a hospitalidade pode se tornar um critério de seleção no consumo da população de baixa renda em São Paulo? Para tanto, será feita uma pesquisa exploratória e explicativa, de métodos mistos (qualitativo e quantitativo), realizada através de um experimento de Preferências Declaradas e Reveladas, com moradores do Grajaú, bairro da periferia de São Paulo, previamente selecionados pelos dados oferecidos pela prefeitura da cidade.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilHospitalidadeVarejoConsumoHospitalidade e consumo nos estabelecimentos de varejo pela população de "baixa renda" em São Paulo.Resumo