Queissada, Daniel DelgadoFrança, Gêisa dos Santos2021-12-202021-12-202021-12-10https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20421O presente trabalho realizado por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática teve por finalidade mostrar os desafios existentes da educação sexual, tanto no ambiente familiar como escolar. Estes desafios ocorrem, principalmente, pela falta de preparo os pais e das escolas, assim como pela falta de apoio da comunidade em geral, para que a educação sexual seja trabalhada como uma ferramenta para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) na adolescência e de uma possível gravidez não planejada. Assim, fica evidente a carência de discussões sobre educação sexual nas escolas e nas famílias. Vale destacar a importância de se observar as situações de vulnerabilidade das crianças e adolescentes em relação aos riscos das IST’s e dos casos de gravidez não planejada, assim como para casos de violência e abuso sexual. Desta forma, é possível enfatizar a necessidade de contribuições nas estruturas do Plano Nacional de Educação (PNE), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Comum Curricular (BNCC) para as escolas e professores, através de orientações de implantações e prática sobre a temática em questão, a fim de que estes possam trabalhar da melhor forma com os jovens, principalmente os mais vulneráveis, o contexto complexo da Educação Sexual, quebrando uma premissa discriminatória de que a educação sexual incentiva os jovens a prática sexual precoce.60 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação SexualSexualidadeAdolescênciaGravidez na AdolescênciaViolência SexualInfecções Sexualmente TransmissíveisEducação Sexual na Escola: princípios, objetivos e desafios.Monografia