Pereira, Maria Sirlene SchlickmannFelisbino, Rariely Rocha2022-11-222022-11-222021-11-17https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26534O presente artigo tem como objetivo conhecer como ocorreram as relações socioafetivas e as interações no ensino remoto emergencial na rede estadual de Santa Catarina com base no contexto vivenciado numa escola da cidade de Tubarão. Com isso, será realizada uma reflexão sobre as interações e relações entre alunos e professores, bem como sobre o processo de ensino e de aprendizagem, durante o período de pandemia ocasionado pelo SARS-CoV-2. A pesquisa é de cunho qualitativo e se classifica como um estudo de campo, tendo como instrumento de coleta de dados dois questionários, disponibilizados na ferramenta Google Forms, para os professores e para os pais e estudantes da referida unidade escolar. Foram identificadas ações que os professores vêm desenvolvendo com as turmas, como mediações, interações, que são realizadas para o desenvolvimento das práticas educacionais, sendo identificados os espaços de aprendizagens e as plataformas utilizadas nesse processo. Conclui-se que as relações e as interações são parte da prática pedagógica, que deve ser planejada e proporcionada com intencionalidade, sensibilidade e afeto, dado o direito de acesso, liberdade e educação integral que deve ser oferecido pela escola.28 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEnsino remoto emergencialInteraçõesRelações socioafetivasAs relações socioafetivas e as interações no ensino remoto emergencialArtigo Científico