Fontes, Andréa dos ReisOliveira, Aline Costa de2023-07-062023-07-062023-07-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35217O presente trabalho apresenta como objeto de estudo uma creche norteada através da pedagogia Reggio Emília na cidade de Lagarto-SE, trazendo como foco a influência do espaço no desenvolvimento e aprendizado das crianças. Ressaltando a importância da presença da natureza, cores, vidros, espelhos, espaços abertos, integrados, arejados e iluminados, criando ambientes aconchegantes, tranquilos, alegres e consequentemente seguros, trabalhando a estimulação, percepção e a conexão entre as crianças. Os objetivos principais deste trabalho são compreender como o ambiente escolar pode interferir na vida, no aprendizado e no bem-estar das crianças, compreender que a criança deve ser a protagonista do espaço em que está inserida. Os objetivos secundários são nortear o projeto através dos princípios de Reggio Emilia, fugindo dos padrões convencionais vistos no dia-a-dia, onde as crianças tenham mais liberdade de pular, correr, brincar sem intervir no seu aprendizado. O projeto será norteado mediante Lei n° 9.394 (1996); Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei n° 8.069 (1990), Estatuto da Criança e do Adolescente; o FNDE (2017), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, dentre outros.51 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilArquitetura escolarEspaço infantilPedagogia Reggio EmíliaProposta de um projeto arquitetônico de uma creche baseado na pedagogia Reggio Emília na cidade de Lagarto-SEArtigo Científico