Yared, Yalin BrizolaDelfino, Karine Cunha2020-12-192021-07-302020-12-192021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14935O presente trabalho objetivou problematizar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual, de um município do Sul de Santa Catarina, refletindo se elas podem contribuir para desenvolver nos estudantes o pensamento crítico (PC), promovendo uma formação integral dos mesmos. Como procedimento metodológico, este estudo fundamenta-se no paradigma epistemológico do materialismo histórico-dialético, utilizando-se do método dialético de análise da realidade. De caráter qualitativo, a pesquisa possui natureza exploratória e descritiva. Os sujeitos participantes foram 32 professores efetivos e temporários, que desenvolvem suas atividades nas escolas públicas estaduais do referido munícipio. Para a coleta de dados, optamos pela aplicação de um questionário semiestruturado, visando identificar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas em suas práticas docente, inclusive em tempos de pandemia. As questões foram pautadas na taxonomia FA2IA, de Vieira e Vieira (2005) e os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo baseada em Triviños (2012) e Bardin (2016). Registrou-se neste estudo que ainda prevalece na prática docente dos participantes a utilização de aula expositiva dialogada e de provas objetivas, propondo-se assim, uma formação continuada para os docentes da Educação Básica que contribua efetivamente com a promoção do PC.19 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPensamento CríticoFormação de professoresEstratégias didático-pedagógicasFormação integralEnsino Fundamental e MédioCurso de Formação do Pensamento Crítico na Educação Básica: uma proposta originada a partir de um estudo exploratório e descritivo sobre práticas de docentes do Ensino Fundamental e MédioArtigo Científico