Damazio, Lucas PereiraTorquato, Amanda Andrea2022-11-232022-11-232021-12-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26667A publicidade evoluiu consideravelmente ao longo do anos, mudando sua linguagem, a forma que se apresenta ao público, os meios de comunicação que a transmitem, o modo de produzir peças, entre outros aspectos. Entretanto, no passado, houveram muitos anúncios responsáveis pelo sucesso de um produto ou marca, dentre eles estão as peças da Volkswagen que anunciavam o Fusca. Para analisar esses anúncios foram selecionados autores que falam sobre publicidade, criação publicitária, redação publicitária e teoria de Gestalt. Esse trabalho tem o objetivo de fragmentar as estruturas das peças escolhidas para entender a estratégia usada na produção delas, o processo de criação e compreender os efeitos psicológicos que ocorrem na interpretação das peças pelo leitor, através das leis de Gestalt, além de perceber as mudanças que o tempo causou na forma de anunciar dessa marca. Para isso foram selecionados quatro anúncios do Fusca, aproximadamente um de cada década, de 60 a 90, analisados através de uma metodologia descritiva e qualitativa, proporcionando um exame detalhado de todos os elementos dos anúncios, descrevendo e ressaltando todas as suas características, com base nos autores e no contexto histórico.39 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCriação publicitáriaLeis de GestaltPublicidadeVolkswagenFuscaAnálise dos elementos gráficos dos anúncios impressos do Volkswagen Fusca das décadas de 50 a 90.Artigo Científico