Castiñeira, Maria InésAlmeida, Galber Portela da CostaSouza, Graziela Goedert de2017-10-232020-11-292017-10-232020-11-292009https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11121Os objetivos deste trabalho foram identificar metodologias de Engenharia de Software específicas para web e selecionar uma dessas metodologias para aplicá-la no desenvolvimento de um protótipo. A primeira etapa foi o estudo das particularidades da engenharia de software para web. Os métodos OOHDM, OOWS, WAE e UWE foram estudados. Entre eles foi escolhido o método UWE para desenvolver a modelagem do protótipo. Um sistema, já existente, "Vale um Convite" foi analisado para obtenção dos requisitos. Na seqüência foi escolhida a ferramenta para realizar a modelagem: Magic Draw UWE. Sendo assim, foi realizada a modelagem de casos de uso e de banco de dados, Foram elaborados os modelos de navegação, de processamento e de apresentação, para por fim ser iniciado o desenvolvimento do protótipo. O aplicativo foi validado pela equipe, e por integrantes do público alvo. Além de aprofundar os conhecimentos em engenharia de software para web, necessitou-se aprender novas ferramentas, como o Magic Draw UWE para o desenvolvimento da modelagem. Esse processo foi de fácil entendimento devido à existência de diversos exemplos na literatura. A construção dos modelos de apresentação e de navegação mostraram-se muito eficientes pois auxiliam à equipe de desenvolvimento no planejamento do aplicativo.126 f.pt-BREngenharia de Software WebMétodos de desenvolvimento para webUWE: UML Web EngineeringEstudo de engenharia de software e métodos para web, com aplicação no desenvolvimento de um protótipoMonografia