Silva, Orlando FlávioCarvalho de Souza, João Victor2022-07-062022-07-062022-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24312O objetivo desta pesquisa foi analisar o histórico, o desenvolvimento, a implementação, a eficiência e a validade, em escala global, do Corporate Resource Management (CRM) no ideário aviatório. O CRM se trata de um método para melhorar, através de treinamento, o gerenciamento de aspectos interpessoais, tais como: consciência situacional, assertividade, comunicação, liderança, resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipe. O estudo do CRM é importante no treinamento dos pilotos porque estas mesmas características tendem a degradar em situações críticas no cockpit. Historicamente, a partir da análise de dados e estudos realizados por diversas entidades, tais como a NASA (National Aeronautics and Space Administration) e o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), percebeu-se que a maior causa de um acidente aéreo é a falha humana (ficando com cerca de 67%), sendo seguida pela falha técnica (cerca de 21%) e o mau tempo com (cerca 6%). O CRM, portanto, tem importância significativa no aprimoramento da segurança operacional da aviação e na eficiência das operações, mitigando substancialmente os riscos associados à um acidente ou incidente causado por falha humana, que é a causa mais comum de acidente na aviação. Este estudo se utilizou de pesquisas bibliográficas, de caráter qualitativo e quantitativo, através de uma série de documentos, tais como: a) livros, artigos e periódicos especializados; b) revistas aeronáuticas; c) sites oficiais ou com boa credibilidade no cenário da aviação.56 folhasptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilLevantamento de dadosEficiência do CRMFerramenta de mitigação de errosRedução de acidentesSegurança de vooAviaçãoAnálise sobre CRM (corporate resource management) na aviação civilMonografia