Lenzi, AlexandreHigino, Jéssica2019-08-272020-11-292019-08-272020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9161As redes sociais possibilitam a distribuição em massa das notícias, incluindo as que possuem dados falsos, as chamadas fake news. Com as avalanches de informações que os internautas têm acesso a cada segundo, fica cada vez mais difícil acompanhar o que acontece ao nosso redor. Mentiras são repassadas como se fossem verdades. Vivemos em um meio em que disseminar notícias falsas virou negócio e que agências de checagens foram criadas para tentar diminuir os impactos. Mas onde entra o jornalismo nesta história? Qual é a novidade neste trabalho? Existem diferenças em relação ao jornalismo considerado tradicional? Neste artigo vamos comparar trabalhos realizados pela Agência Lupa e pelo jornal O Globo , especificamente na cobertura do debate entre candidatos à presidência do Brasil nas eleições de 2018, transmitido pela TV Globo no dia 4 de outubro daquele ano.31 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilFake newsPós-verdadeAgências de checagemJornalismoChecagem contra fake news na campanha presidencial de 2018: o jornalismo do O Globo e a verificação da Agência LupaArtigo Científico