Martins, SuellenAzevedo, CarineVieira, CarolinaCézar, Anne2022-12-092022-12-092022-11-23https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27994Os motoristas profissionais do transporte de cargas têm um dos trabalhos mais exigentes, uma vez que por atuarem no período noturno, seu ciclo circadiano é prejudicado. Dessa forma, muitos recorrem ao uso de substâncias psicoativas estimulantes de modo a tentarem cumprir as demandas dentro do prazo estabelecido. Entretanto, seu uso constante pode desencadear em dependência à longo prazo pois, passado o pico de ação da substância, ocorre o efeito rebote trazendo sintomas como sonolência, fadiga e depressão. Como consequência disso, o número de acidentes de trânsito aumenta consideravelmente, pois o motorista pode adormecer no volante e apresentar quadros de taquicardia e mal súbito. No presente trabalho foram apresentados os contextos relacionados aos motoristas profissionais quanto à situação do transporte rodoviário no país; à legislação; ao consumo de drogas psicoativas e aos procedimentos laboratoriais referentes aos exames toxicológicos. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica nas plataformas SciELO, ResearchGate e Periódicos CAPES no período de 2001 a 2022, devido à escassez de estudos sobre o tema. O levantamento das categorias de acidente de trânsito que envolviam veículos de carga foi obtido através de dados da Polícia Rodoviária Federal. O período analisado nesta pesquisa foi de 2016 a 2021, considerando o período de seis anos após o estabelecimento de legislações referentes à obrigatoriedade dos exames toxicológicos. As categorias deficiência ou não acionamento do sistema de iluminação/sinalização do veículo; desobediência às normas de trânsito pelo condutor; ingestão de substâncias psicoativas; não guardar distância de segurança; ultrapassagem indevida e velocidade incompatível sofreram aumentos a partir do ano de 2020. Isto se deve à suspensão temporária da fiscalização em rodovias federais, durante a pandemia de COVID-19, que abriu brechas para que infrações fossem cometidas. As categorias dormindo; falta de atenção à condução; ingestão de álcool e mal súbito, sofreram reduções de modo geral. Isto pode estar relacionado ao cumprimento estabelecido pela legislação sobre a obrigatoriedade da realização do exame toxicológico durante o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Entretanto, a categoria ingestão de substâncias psicoativas apresenta valores menores quando comparados a outras causas acidentais, pois mesmo que seja aferida a presença dessas substâncias, elas estão dentro do valor permitido pela lei. Portanto, é necessária uma fiscalização mais rigorosa dos acidentes causados pelo uso de psicoativos e a reavaliação dos valores de referência limite estabelecidos na lei para cada tipo de substância.17ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilExames toxicológicos.Motoristas profissionais.Substâncias psicoativas.Transporte rodoviário.Exames toxicológicos em motoristas profissionais: uso de psicoativos e seus contextosToxicological tests in professional drivers: use of psychoactives and their contextsArtigo Científico