Duarte, Alexandra Cardoso da SilvaSilva, Marta HermógenesMatos, Joelma Oliveira deLeite, Juliene Quelle da Silva2021-11-132021-11-132021-07-27https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17599A seguinte pesquisa trata de analisar a importância dos temas transversais na educação básica com ênfase nos estudos étnicos, temática essa presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, pois é compreendida como um dos pilares fundamentais para a sociedade brasileira desenvolver o respeito étnico, sendo a escola um espaço propício para debater essa temática, já que a Base Nacional Curricular Comum também postula uma formação cidadã. Em conformidade a isso, esse artigo científico tem como objetivo geral, compreender a importância dos estudos étnicos nas escolas do Brasil, enquanto que os objetivos específicos são entender o respeito como algo edificado socialmente, analisar como o negro e o indígena são postos na conjuntura sócio-histórica do país e desconstruir uma visão errônea sobre esses grupos. Em virtude da proposta abordar um tema intangível, cuja a ênfase não é voltada a exatidão, os procedimentos metodológicos partem de uma pesquisa qualitativa sob uso de bibliografias.12ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTransversalidade.EducaçãoEtniaRespeitoTransversalidade: diálogos étnicos na escolaTransversality: ethnic dialogues at schoolArtigo Científico