Furghestti, Maristella SimianoConstantino, Amanda Formentin2020-08-102020-11-292020-08-102020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10016O presente artigo analisa a concepção dos professores sobre a importância do brincar na educação infantil. Para tanto, buscou-se, como metodologia de trabalho, contar com uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário contendo cinco perguntas abertas elaboradas pela pesquisadora. Os sujeitos da pesquisa são um grupo de seis professoras, no entanto só três responderam ao questionário. Como problema de pesquisa tem-se: qual a concepção dos professores sobre a importância do brincar? Como resultados, percebeu-se o quanto as professoras valorizam e têm conhecimento sobre o jogo e a brincadeira e que tais atividades são contempladas no planejamento diário do professor. Porém, com base nas respostas obtidas, observou-se que não há espaço para brincadeiras espontâneas que são importantes e desenvolvem a autonomia por meio das escolhas, podendo desenvolver a oralidade, a argumentação, a criatividade e oportunizar a formação integral da criança. Também, observou-se que as professoras procuram sempre se manter atualizadas sobre a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento infantil, buscando se atualizar por meio da formação continuada.18 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCriançaEducação infantilBrincadeirasO jogo e a brincadeira na educação infantil: a concepção dos professores sobre a importância do brincarArtigo Científico