Papini Horta, FlaviaHenrique de Aquino, Igor2022-06-292022-06-292022-06-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23648A análise em questão visa compreender como projetar um espaço que atenda as pessoas com deficiência visual e que também diminua o déficit de instituições para cegos em Belo Horizonte, que atualmente possui uma única instituição capacitada que atende 400 alunos por mes1. Em Belo Horizonte a grande quantidade de pessoas com este tipo de deficiência mostra o quanto se faz necessário criar mais instituições de ensino e capacitação. Ao longo do trabalho, foram apresentadas informações sobre acessibilidade e educação inclusiva, visando projetar um ambiente de ensino destinado a pessoas com deficiência visual, levando em consideração as suas especificidades sensoriais, as habilidades dessas pessoas, a maneira como a sua formação lhes é proporcionada, o espaço escolar que contribua para o desenvolvimento intelectual e também mostrar como a arquitetura, a pesar de ser considerada basicamente visual, pode influenciar de uma boa maneira na vida de indivíduos que apresentam cegueira. A escolha do terreno levou em consideração, principalmente, a localização por estar situado na região central de Belo Horizonte, onde tem fácil acesso, a dimensão e a topografia – que para implantação de um Centro Educacional para Deficientes Visuais deveria ser o mais plana possível.47f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDeficiência visualDesenvolvimento intelectualCentro de apoio educacional para deficientes visuaisEDUCATIONAL SUPPORT CENTER FOR THE VISUALLY IMPAIREDMonografia