Galego, Carla ReginaSeara, Maria Alice Brito Machado2022-12-062022-12-062022-12-28https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27312Objetivo: Analisar as evidências científicas sobre a introdução da alimentação complementar em recém-nascidos prematuros. Métodos: Revisão integrativa da literatura feita através do levantamento dos dados científicos presentes nas bases de dados SciELO e Portal Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 12 artigos foram incluídos nesta revisão. Considerando as abordagens apresentadas pelos autores dos artigos da amostra, os resultados foram agrupados nas seguintes categorias temáticas: 1) Idade e qualidade da alimentação complementar dos bebês prematuros; 2) Idade e associação com desenvolvimento motor e oral + dificuldades na alimentação de prematuros; 3) Idade e antropometria e parâmetros bioquímicos. Conclusão: Embora existam recomendações atuais, observasse que a alimentação complementar em bebês prematuros ainda é um assunto que necessita de maiores evidências científicas e aprofundamento quanto ao grupo populacional em questão para melhor e maior eficácia na prática da introdução da alimentação complementar.28 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilRecém-Nascido PrematuroAlimentação ComplementarEvidências científicas sobre a introdução da alimentação complementar em recém-nascidos prematurosArtigo Científico