SANTOS, Wagner Fernandes dosAZEVEDO, Danilo Lima deFONSECA, João Pedro de AraújoLEIRA, Manoela Moraes2023-12-182023-12-182023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/38880O objetivo desta pesquisa foi destacar a educação financeira em relação à má utilização de crédito no estado do Rio de Janeiro, mediante a análise de dados históricos e ações de diversas instituições correlacionadas ao tema. Na revisão bibliográfica, foram apresentadas iniciativas do governo para disseminar a educação financeira no Brasil, estatísticas sobre inadimplência no Rio de Janeiro e os mecanismos para contrair uma dívida. O método utilizado envolveu a aplicação de uma pesquisa quantitativa, na qual os respondentes participaram de um questionário abordando a frequência do uso do cartão de crédito, renda e idade. Além disso, a pesquisa foi conduzida no estado do Rio de Janeiro, por meio de perguntas fechadas aplicadas via um formulário online. Os resultados mais relevantes indicam que a educação financeira foi incluída na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como tema transversal, o que a torna ineficaz, dada a sua adoção facultativa. Para alcançar maior efetividade, sugere-se que o tema torne-se obrigatório.53ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação financeiraCréditoInadimplênciaEndividamentoEducação financeira: uma análise frente a má utilização de crédito no Rio de JaneiroFinancial education: an analysis regarding the misuse of credit in Rio de JaneiroMonografia