Morais, Kássia Kalianny Gomes da SilvaAlbuquerque, Ingo Dellano Medeiros deSilva Neto, Manoel Herculano da2023-07-172023-07-179999-06-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35948A escola é um dos primeiros agentes socializadores e tem como uma de suas funções, preparar o indivíduo para a sua convivência em sociedade. A educação deve ser um lugar onde os sujeitos encontram subsídios para viverem da melhor forma possível. Conhecer seus direitos e deveres é uma das formas de se compreender dentro de uma sociedade enquanto pertencente e responsável por suas ações e decisões. Apesar de existirem diretrizes curriculares nacionais para a educação em direitos humanos, o ensino com relação a constituição, por mais que seja essencial, ainda é uma realidade distante. Esse trabalho tem como questão norteadora, a seguinte indagação: Qual a importância de inserir o ensino da constituição no currículo das escolas? Visando responder a pergunta norteadora, essa pesquisa tem como objetivos analisar a importância de inserção do ensino constitucional nas escolas, bem como, avaliar as contribuições do ensino da Constituição para os aprendizes. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa, com abordagem descritiva e exploratória. Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse em incluir o ensino da Constituição nas escolas brasileiras. Isso se deve principalmente ao fato de que a Constituição é a lei fundamental do país e, portanto, é crucial que os estudantes entendam seus direitos e deveres como cidadãos. Em conclusão, o ensino da Constituição Federal Brasileira nas escolas é de suma importância para a formação cidadã dos estudantes e para o fortalecimento da democracia.19 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilDireitos humanosensinoformação cidadãDireito e educação: uma análise sobre a importância da inclusão do estudo da CF/88 nas escolas.Law and education: an analysis on the importance of including the CF/88 study in schoolsArtigo Científico