Santa Rosa, Josefa Risomar OliveiraAmâncio, Antônia Tamires Souza2021-08-062021-08-062021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17208A presente pesquisa aborda sobre a relevância das tecnologias digitais como um recurso auxiliador no processo de alfabetização e letramento, contribuindo com a análise da execução da ferramenta na prática docente, indicando algumas pontuações observadas no aplicativo tecnológico GraphoGame, como também na prática do professor e a sua abordagem no aprendizado dos alunos. Dessa forma, no decorrer da pesquisa foram abordados aspectos relacionados à prática educativa e ao cenário educacional, com destaque para a visualização de um repensar pedagógico, objetivando, a presença das tecnologias digitais como auxiliadoras no processo educativo. Propõe-se como objetivo geral: discutir a inserção tecnológica na educação e as possibilidades de ferramentas para a expansão do conhecimento da criança. Para tanto, foram pensados alguns objetivos específicos que colaboram para a efetivação desta proposta no trabalho docente, pois antes de tudo é necessário: analisar como as novas tecnologias podem contribuir para a aprendizagem do aluno; discutir como é a relação entre o aluno e as novas tecnologias; conhecer como acontecem as mudanças de compreensão nas relações de aprendizagem com a presença dos novos recursos tecnológicos e pesquisar de que forma as novas tecnologias auxiliam os docentes em sala de aula para a expansão do conhecimento no processo da alfabetização.61 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilRecursos tecnológicosAlfabetização e letramentoPrática docenteEnsino-aprendizagemSubsídio pedagógicoTecnologia digital como instrumento de ensino: construção de aprendizagem da criança na alfabetizaçãoMonografia