WAGNER, FláviaBITENCOURT, Vanessa Colares de2024-01-252024-01-252024-01https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41020Esta pesquisa está inserida na área das ciências da educação, na linha de Educação, História e Política, na temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O questionamento que mobilizou a pesquisa foi: Quais as aproximações e distanciamentos da Pedagogia Emancipatória nas aulas desenvolvidas pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Penitenciária Sul/SC? Partimos da hipótese de que é possível identificar elementos da Pedagogia Emancipatória entremeados com práticas tradicionais de ensino que, em momentos, aproximam-se dos princípios emancipatórios e, em outros, distanciam-se, refletindo os desafios e potenciais da educação carcerária. Neste sentido, o objetivo principal foi analisar o desenvolvimento das aulas ofertadas pela EJA na Penitenciária Sul/SC à luz da Pedagogia Emancipatória. Como pressupostos teóricos, destacamos Paulo Freire e Michel Foucault, que auxiliaram na compreensão dos aspectos que envolvem a educação de jovens e adultos; as políticas educacionais; os preceitos da Pedagogia Emancipatória, bem como do ambiente prisional. A metodologia adotada ancorou-se em uma abordagem sócio-histórica, articulando-se como um estudo de caso que integrou análise qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados envolveu a avaliação de documentos normativos que regem o ensino nas prisões brasileiras, a realização de grupos focais com estudantes presos e entrevistas com professores, buscando assimilar as perspectivas daqueles que estão diretamente envolvidos no contexto em análise. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para trabalhar e interpretar os dados, seguindo o aporte teórico de Bardin (2020) que auxiliou na construção de categorias para realizar a análise dos dados junto aos capítulos teóricos. O presente texto obteve aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, sendo registrado sob o número CAAE: 96459223.0.000.0261. Os dados obtidos nesta pesquisa lançaram luz sobre a educação nas prisões, revelando um cenário promissor onde, dos cinco preceitos emancipatórios propostos para a análise, três alinham-se à prática: a humanização e práxis educativa, a importância do rigor metódico do professor e questões sobre ética e disciplina no contexto da sala de aula prisional. Quanto à valorização cultural dos educandos e à relevância da pesquisa no processo ensino-aprendizagem, observou-se que esses aspectos ainda demandam aperfeiçoamento em sua aplicação prática, mantendo-se distantes do ideal teórico. Assim, os resultados sugerem que, apesar dos desafios inerentes à educação nas prisões, é viável e possível adaptar as abordagens educativas ao contexto prisional singular de modo a aproximar as práticas pedagógicas aos princípios da Pedagogia Emancipatória. Torna-se necessário, personalizar a teoria à realidade da prisão, reinventando o processo educativo da EJA nesses espaços.162ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPrisãoPedagogia EmancipatóriaEducação CarceráriaEducação de Jovens e AdultosEducação Carcerária: As Aulas da Educação de Jovens e Adultos à Luz da Pedagogia EmancipatóriaEducación Prisionero: Clases de Educación de Jóvenes y Adultos a la Luz de la Pedagogía EmancipatoriaDissertação