Santos, Danielle Maria Espezim dosJorge, Rafael Mendonça2021-12-162021-12-162021-12-10https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19369Compreender o Abandono Digital sob a perspectiva da Doutrina da Proteção Integral da Criança e do Adolescente é o objetivo do presente estudo. Dada à novidade do conceito de Abandono Digital, quanto aos seus objetivos desenvolve-se uma pesquisa exploratória. Como procedimento técnico, opta-se pela pesquisa bibliográfica. O método de abordagem adotado é o dedutivo. E o método de procedimento é o monográfico. Dividido em três partes, o estudo se propõe a apresentar, em um primeiro momento, a Doutrina da Proteção Integral com suas principais características. Para isso, utiliza-se o recorte da figura da criança e do adolescente abandonado no Brasil como forma de contextualizar a construção e a relevância da Doutrina da Proteção Integral. Em um segundo momento é introduzida a concepção de mundo digital e qual o seu significado para o presente estudo. Trabalha-se com o binômio oportunidade-risco enquanto categorias para compreender a relação da criança e do adolescente com o mundo digital. Para em seguida abordar diferentes definições de Abandono Digital. Por fim, no terceiro momento, em torno desse conceito, são tecidas críticas e propostas para possíveis soluções no sentido de compreender a (in)adequação do conceito de Abandono Digital sob a perspectiva da Doutrina da Proteção Integral. Concluindo-se que a única forma de compreender o chamado Abandono Digital, dentro de um âmbito jurídico, é sob a perspectiva da Doutrina da Proteção Integral da Criança e do Adolescente enquanto parâmetro norteador.56 f.ptAtribuição 3.0 BrasilAbandono DigitalNegligência ParentalMundo DigitalProteção IntegralCriança e AdolescenteO abandono digital sob a perspectiva da Doutrina da Proteção Integral da Criança e do AdolescenteMonografia