Gallo, Solange LedaSalla, Mara Lúcia2024-07-242024-07-242010-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/45263A proposta de pesquisa Lendo Filmes e o poeminha do contra – O fechamento do cinematográfico na simultaneidade do fílmico se inscreve no campo teórico da Análise do Discurso e analisa um filme produzido por alunos do Ensino Fundamental. Através da produção do filme, dos processos pelos quais passam os sujeitos e do descamar da singularidade dos elementos cinematográficos, entende-se o papel da memória, as determinações ideológicas e históricas que determinam os sujeitos ao assumir novas posições e as mudanças discursivas que permitem o efeito-autor. Objetiva a possibilidade de se entender um filme enquanto discurso. O discurso cinematográfico na relação com o discurso fílmico. Esses elementos são mobilizados na constituição de sujeitos e sentidos inscritos no Discurso Pedagógico.106ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCinematográficoFílmicoDiscursoMemóriaEnsinoAutoriaLendo filmes e o poeminha do contra: o fechamento do cinematográfico na simultaneidade do fílmicoDissertação