Yared, Yalin BrizolaEliseu, Murilo Martins2020-12-202021-07-302020-12-202021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14924A Educação Sexual aborda temas relacionados à saúde sexual e a sexualidade, como o cuidado com o corpo, a higiene, o planejamento familiar, o respeito às diversidades sexuais, as questões de gênero, etc. Atualmente, o aumento nas infecções sexualmente transmissíveis, a violência sexual e psicológica, a gravidez indesejada e o aborto clandestino entre jovens e adolescentes, são alguns dos gravames resultados de uma saúde sexual e reprodutiva vivenciada ainda por meio do currículo oculto. E, nesse sentido, pela falta de ações intencionais de uma abordagem em Educação Sexual pautada numa perspectiva emancipatória e crítica. Este trabalho objetivou investigar como a saúde sexual e a sexualidade estão sendo abordadas pelos professores do Ensino Fundamental II de uma Rede Municipal Ensino de uma cidade do Sul de Santa Catarina. Para tanto, tratou-se de um estudo qualitativo e norteado pelo paradigma do materialismo histórico dialético. De natureza exploratória e descritiva, utilizou o método dialético para análise da realidade e o seguinte instrumento de coleta de dados: questionário semiestruturado. Constatamos, a partir da análise dos resultados, que as temáticas continuam sendo abordadas por meio do currículo oculto, mostrando uma urgência importância da problematização do tema nos ambientes escolares, sendo estas discussões baseadas necessariamente por paradigmas emancipatórios e que desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo de estudantes e professores/as.20 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação sexual emancipatóriaSaúde sexualSexualidadeFormação de professoresPráticas em Educação SexualSaúde sexual e sexualidade no ensino fundamental II: uma pesquisa exploratória e descritiva sobre abordagens, práticas e compreensão de professores de uma rede municipal de ensino do sul de Santa CatarinaArtigo Científico