Corrêa, Tatiana PeixotoBarci, Juliana Truffi2021-07-072021-07-072021-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14046A moda e o ato do vestir-se, além de se configurarem como linguagem e servirem como ferramenta de distinção social, atuam na expressão de individualidade humana. Entretanto, em decorrência do processo de massificação da sociedade, a indústria da moda tornou-se um meio de comunicação de massa. Para isso, os produtos midiáticos fazem uso de estereótipos, versões padronizadas da realidade. No que tange à representação da mulher no século XXI, apesar das transformações nas últimas décadas, os estereótipos retratados são ainda inseridos em um contexto patriarcal. Na construção destes estereótipos na mídia, o figurino desempenha papel fundamental, produzindo significado e tornando-os identificáveis ao telespectador. O presente trabalho consiste em um estudo de caso do seriado Sex and the City e objetiva analisar, a partir das personagens principais e seus figurinos, a construção de estereótipos femininos disseminados pela indústria cultural no século XXI. Por meio da análise do figurino de 10 episódios, constatou-se que a série faz uso de cores, estampas e modelagens específicas de modo a reforçar estereótipos distintos, desde os mais antiquados, românticos e patriarcais, até os que, inseridos no contexto do pós-feminismo, retratam a mulher sensual e independente.85 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFigurinoModaEstereótipoA mulher moldada: sex and the city e a construção de estereótipos femininos no século XXIMonografia