Guerra, José Baltazar Salgueirinho Osório de AndradeGhisleni, Giovanna HansenSanta, Stephane Louise BocaDeggau, André BorchardtRamos, Jéssica MauroNeiva, Samara da Silva2019-01-072020-11-292019-01-072020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8770Com o aumento do turismo como forma de lazer, a indústria hoteleira passou a ser de grande importância para as questões ambientais e começou a adotar práticas verdes como diferencial. Este artigo tem por objetivo analisar como o marketing verde está sendo utilizado nas redes hoteleiras para atrair clientes, e como as mesmas impactam e influencia na tomada de decisão dos consumidores. As práticas hoteleiras podem ser adaptadas à escolha da região, tipos de clientes, missão e visão do hotel e o impacto que o mesmo quer ter sobre a comunidade que está inserido, como por exemplo com a escolha adequada dos materiais, tanto para a construção do edifício como para sua manutenção, reduzindo o consumo de energia e demais recursos básicos, treinamento de funcionários e serviços oferecidos aos clientes.26 f.en-USAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilMarketing verdeRedes hoteleirasSustentabilidadeComportamento do consumidorEstratégias de marketing verde em redes hoteleirasArtigo Científico