SALLES, Rodrigo JorgeAMORIM, Amanda EscudeiroOLIVEIRA, Beatriz LopesSOUZA, Fabiana Fernandes deLEITE, Lucas Gomes2023-11-302023-11-302023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37235O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre o papel dos contos de fadas no desenvolvimento emocional das crianças. Foram consultadas as bases de dados eletrônicas Portal Regional da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo, PubMed, Pepsic, no período 2013 a 2023, utilizando-se dos seguintes descritores: ‘Contos de fadas’, ‘desenvolvimento emocional’ e ’desenvolvimento infantil’. Foram analisados onze estudos. Os resultados indicaram que ocorre um aumento dos repertórios cognitivos ao longo do processo de exposição aos contos de fadas e no âmbito emocional, contribuem para o autoconhecimento além de auxiliarem nos processos de simbolização e criatividade. Com base nos estudos foi possível concluir que os contos de fadas podem ser utilizados nos mais diversos contextos e são uma ferramenta útil para o desenvolvimento infantil, destacando a aplicabilidade na psicoterapia clínica e psicologia educacional.26ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilcontos de fadasdesenvolvimento emocionaldesenvolvimento infantilO papel dos contos de fadas no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças: revisão integrativaMonografia