ANDRADE, Luciana BertollaSILVA, Felippe Rodrigues Monteiro daMATZUOKA, Gustavo RogerSOUSA, Renata Silva de2024-06-242024-06-242024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43106Um projeto de engenharia civil só é executável a partir do momento que ele é economicamente viável, possibilitando assim, que em um curto, longo ou médio prazo, tenhamos um retorno financeiro. A previsão desses custos só é possível a partir de um orçamento inicial e este, por sua vez, precisa prever os desafios a serem enfrentados. Quando o estudo inicial do projeto e do edital é bem detalhado, é possível o aperfeiçoamento do uso de recursos e a obtenção de um orçamento mais preciso. O presente trabalho tem como base um estudo de caso, relacionado à contenção de encostas através de diferentes métodos, sendo avaliado os desvios positivos e negativos no momento de execução da obra em relação aos cenários orçados inicialmente. Paralelamente ao estudo de caso, serão abordadas ferramentas orçamentárias que tem como princípio a mitigação de riscos e incertezas. Sendo mostrado como tais ferramentas tem um papel fundamental para que as empresas da área da construção civil tenham a melhor rentabilidade possível. Após a avaliação dos valores praticados na obra de estudo e no seu resultado, é possível aferir numericamente a importância da consideração de margens de riscos e incertezas na fase de orçamento.32ptAttribution 3.0 Brazilengenharia de custoorçamentaçãoestabilidade de taludeplanejamentocontrole de obrasEngenharia de custo aplicada a obra de contenção de talude em rodovias.Cost Engeneering Applied to Slope Containment Work in HighwaysArtigo Científico