Sandrini, Nádia Maria SoaresSantos, Samuel Brigido2019-07-092020-11-292019-07-092020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10004O presente artigo trata do tema relação família e escola, mais detalhadamente, do acompanhamento dado pela família na vida escolar das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, num estudo de caso de uma escola da rede pública estadual, do município de Laguna/SC. Parte da seguinte questão problema: Como e com qual frequência ocorre o acompanhamento da família na vida escolar das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental? De forma geral, propõe-se a refletir e a relacionar os motivos que levam as famílias a serem chamadas à escola e com que frequência. O método de abordagem da pesquisa foi dialético e, considerando os seus objetivos e a coleta de dados, definiu-se a pesquisa como exploratória e documental. Para análise dos dados, aspectos qualitativos e quantitativos se complementaram a fim de responder aos objetivos propostos. A população alvo foram, indiretamente, as famílias de 12 alunos do 5º ano que estudam na escola campo da pesquisa desde o 1º ano e que, nominalmente identificadas, foram pesquisadas nas atas das reuniões realizadas ao longo de cinco anos letivos, quais sejam: 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Os resultados apontam para a baixa frequência das famílias aos encontros organizados pela escola. As ausências são maiores no quinto ano, porém não tão significativamente quanto se acreditava. A escola organiza reuniões com diversos assuntos e temas relevantes, tanto sobre o desenvolvimento dos alunos quanto da comunidade em geral.16 f.pt-BRAttribution 3.0 BrazilGestão escolarFamíliaEscolaO acompanhamento da família na vida escolar das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal do município de Laguna/SCArtigo Científico