Will, Daniela Erani MonteiroFelipe, Luciana Flor Correa2019-12-232020-11-292019-12-232020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10108O presente artigo tem por objetivo analisar como a brinquedoteca pode constituir-se num espaço de reflexão dialógica sobre ciência e tecnologia (C&T) na Educação Infantil. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, com caráter exploratório e descritivo visando obter um amplo conjunto de informações para a definição do quadro conceitual que envolve o objeto de estudo e o esclarecimento da problemática proposta a partir da descrição do fenômeno. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem qualitativa. O resultado principal aponta que a educação infantil e, sobretudo, a brinquedoteca possuem características e peculiaridades que favorecem a reflexão dialógica sobre C&T, pois é nestes locais que estabelecemos a maior parte de nossas relações sociais e é nessa convivência que nos descobrimos e constituímos como seres humanos sociais. Assim, refletir dialogicamente no brincar não significa necessariamente ensinar ciência ou conteúdos a ela inerentes, nem tampouco, introduzir conceitos tecnológicos, significa “brincar com o produto da ciência e da tecnologia” - brinquedo, jogos - e deixar emergir das crianças suas percepções.16 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilBrinquedotecaEducação infantilCiência e tecnologiaReflexãoDialógicaA brinquedoteca como espaço de reflexão dialógica sobre ciência e tecnologia na educação infantilArtigo Científico