Meyer Lana, SibelleFerreira de Freitas, Gabriela2022-06-242022-06-242022-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22804É inegável a importância da escola infantil no desenvolvimento de crianças, os benefícios que o ensino infantil pode gerar são inúmeros, servindo como base para outras etapas da vida escolar de um aluno. Aliado a esse ensino está o ambiente escolar, uma escola infantil com qualidade deve possuir também um ambiente adequado, saudável e lúdico. Com essa necessidade de se ter ambientes que promovam um ensino de qualidade, o presente artigo pretende embasar e trazer referências para fundamentar uma proposta arquitetônica de Escola Parque Infantil em Betim. Buscando, a partir dos resultados de análises desses estudos, fomentar estratégias projetuais assertivas para obter qualidade no ambiente escolar. O problema a ser enfrentado será adequar o projeto arquitetônico à metodologia construtivista e a uma comunidade onde existe vulnerabilidade social. Para isso, em parceria público-privada, o objetivo será projetar essa escola inserindo elementos lúdicos, naturais e que possuam a linguagem visual da comunidade, para que assim, os alunos se sintam pertencentes àquele local, conectando as crianças a natureza. A atual gestão de Betim já possui a meta de zerar o déficit escolar infantil no município, e a proposta surge da necessidade de um bairro que possui grande deficiência de vagas ofertadas em escolas e creches, se comparada a demanda existente de crianças que residem no mesmo. A área escolhida é uma das centralidades desse bairro, onde já existem alguns equipamentos urbanos e áreas arborizadas próximas.52ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEscola ParqueLudicidadeArquitetura EscolarEducação InfantilConstrutivismoEscola Parque Infantil em BetimKindergarten Park in BetimMonografia