Matos, Philipe GuedesMafioletti, Cleber Elias2023-07-072023-07-072023-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35400A presente monografia tem como tema as experiências pedagógicas com as tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Tendo como objetivo analisar quais são as possibilidades pedagógicas utilizando as TDICs no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Para isto, fez-se um recorte nas publicações no periódico da CAPES, estabelecendo um recorte entre 2018 e 2023 com artigos relacionados a educação básica. Na perspectiva metodológica, realizou-se uma revisão integrativa utilizando o método Systematic Search Flow. Sendo selecionados quatro artigos para análise final. Constatou-se que as TDICs são um fator inerente da educação contemporânea, uma vez que sua importância ganha destaque cada dia mais rápido. Importância essa que cresceu durante o período da pandemia com início em março de 2020 no Brasil. Ficou evidente que os recursos tecnológicos são diversos, tais como jogos online, ferramentas de criação de texto e desenho, quizes online e ferramentas do pacote google voltadas para educação. Porém, na maioria dos casos são utilizadas apenas como uma atividade da aula. Ainda, observa-se que a tecnologia possibilitou o engajamento e a motivação dos alunos nas aulas de língua inglesa, bem como a assimilação do conteúdo estudado.52 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilLíngua inglesaEducação e tecnologiaTecnologias digitais de informação e comunicaçãoExperiências pedagógicas com as tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa: um estudo de casoMonografia