Panceri, ReginaMachado, André de Freitas2019-02-262020-12-022019-02-262020-12-022018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12060Este trabalho busca identificar a importância dos temas de defesa civil nas matrizes curriculares das escolas públicas do Município de Mariana, com o intuito de promover uma mudança cultural no que diz respeito aos desastres, e neste caso verificar se existe alguma interação da defesa civil municipal com as escolas para formação de uma cultura de autoproteção e preparação para desastre envolvendo rompimento de barragem. Pretende-se também, verificar se as empresas proprietárias das barragens desenvolvem em conjunto com a defesa civil municipal alguma atividade que contribua para fomentar a percepção de risco no ambiente escolar, bem como demonstrar que a Gestão de Risco de Desastre pode contribuir para minimização dos impactos provocados pelos desastres. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza explicativa, desenvolvida a partir de uma análise qualitativa. Para tanto, serão analisadas as legislações vigentes de Proteção e Defesa Civil no Brasil, marcos legais da educação brasileira, Leis do Município de Mariana, bem como os Planos de Ações Emergenciais de Barragens, Plano Municipal de Redução de Risco, Matriz Curricular do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, e pesquisas que abrangem bibliografia que trata do tema em estudo.44 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMatriz curricularPercepção de riscoGestão de riscoBarragemAtuação da Defesa Civil municipal na percepção de risco sobre rompimento de barragem no ambiente escolarMonografia