ROMANHA, RosaneSILVA, Lucas Santos daBATISTA, Marina SilveiraCONSTANTINO, Miriã Rufino2023-12-212023-12-212023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39524O avanço das tecnologias e seus impactos, em especial o contato com telas por parte de crianças e adolescentes, vêm sendo pesquisados há décadas. Entretanto, ainda é possível encontrar divergências na literatura quanto à sua relação aos prejuízos no desenvolvimento infantil, uma vez que são utilizadas com frequência como recurso nas residências, para o lazer e nas escolas, como instrumento de aprendizagem, desde a primeiríssima infância. Para identificar os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento de crianças e adolescentes, este estudo analisou qualitativamente materiais científicos que abordam a temática nas áreas do desenvolvimento motor, cognitivo, comportamental, emocional e social de crianças e adolescentes, bem como suas ligações com as funcionalidades neurológicas. O presente estudo se caracteriza como uma revisão narrativa de caráter qualitativo, do tipo análise de conteúdo. As base pesquisadas Nacional Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), ScienceDirect (ELSIER), ResearchGate, MEDLINE e Google Acadêmico. Os resultados obtidos identificaram uma unanimidade do comportamento do público em pauta em permanecer em contato com telas por tempo diário acima do indicado pelas principais órgãos e instituições de saúde, assim como indicou resultados positivos na relação tempo de tela para com o desenvolvimento deficitário nos aspectos mencionados acima.30ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziltempo de telaimpactosdesenvolvimento infantiladolescênciaO uso excessivo de telas no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão narrativaThe excess of screen time on children and adolescents’ development: a narrative reviewArtigo Científico