Santos, Eliane Mazzuco dosGermann, Natam Caleu SbardelottoHanauer, Rafael2023-06-262023-06-262023-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33603Introdução: A qualidade e a forma como as más notícias são comunicadas têm impacto sobre quem as recebe e podem causar repercussões psicossociais. Assim, para axiliar na obtenção de informações e na abordagem de notícias difíceis existem protocolos como o SPIKES, Ask Tell Ask e NURSE. Desta forma o presente estudo tem como finalidade investigar o conhecimento e experiências dos estudantes da área da saúde sobre a comunicação de notícias difíceis. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, o qual avaliou 210 alunos do curso de medicina de uma universidade do Sul de Santa Catarina. A coleta ocorreu em setembro de 2022, por meio de instrumentos autoaplicáveis que foram realizados via Google Forms e impressos. Resultados: A maioria dos alunos não identificou nenhum tipo de protocolo para más notícias e nunca realizou nenhuma comunicação difícil. Além disso, os alunos avaliaram sua autoeficácia na comunicação de más notícias como razoável, sendo que a maioria afirmou que a faculdade não oferece conhecimentos suficientes para esse tipo de procedimento. Os temas mais difíceis para discussão foram a morte e a emoção do paciente. Conclusão: Este estudo encontrou uma falta de conhecimento em comunicação de notícias difíceis nos estudantes pesquisados, o que sugere a necessidade de comprometimento na capacitação em comunicação de notícias difíceis, para uma prática clínica adequada.36 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAcadêmicosConhecimentoCuidados paliativosComunicação de notícias difíceis: um estudo com estudantes na área da medicina em uma universidade do Sul de Santa CatarinaMonografia