Oliveira, AlessandraChagas, LucasRenã, KauePontes, ErosCarvalho, ArthurMoretti, HenriqueMelo, Gabriel2023-04-042023-04-042022-12-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32685O presente trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade do futebol como um mercado lucrativo e não somente como um esporte. Busca compreender a origem e a consolidação lucrativa no Brasil, como são os processos estratégicos dos clubes de futebol, como adquirem e controlam suas receitas. Faz uma reflexão acerca da forma como projetam os jovens jogadores, as abordagens com patrocinadores, suas transmissões de jogos e como ofertam os produtos do time aos consumidores. A pesquisa é embasada nos projetos de gestão financeira de dois grandes times brasileiros: o Clube Flamengo que chegou ao ápice em 2019, onde se reconstruiu financeiramente e chegou ao lucro de R$238 milhões no ano; e o Clube Cruzeiro de Minas Gerais que em 2019 passou por uma das piores fases em sua gestão, como rebaixamento, endividamento, polêmicas e escândalos envolvendo a diretoria. O estudo busca demonstrar a importância das estratégias financeiras, visto que podem impactar positivamente e negativamente no desenvolvimento dos clubes e atletas. Por fim, espera-se um panorama amplo, claro e objetivo a respeito do futebol como potência lucrativa.41ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilInvestimentoReceitaCategoria de baseDívidaO futebol como um negócio: relação entre investimento e resultado dentro de campo.Monografia