Goulart, Mariléia MendesÁvila, Vitória2022-11-102022-11-102021-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26306Este artigo propõe compreender a formação inicial e continuada dos professores que lecionam em turmas de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, a fim de traçar uma análise dos elementos que qualificam esses profissionais para a prática docente, frente a essa modalidade de ensino. A questão norteadora da investigação foi como os professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos são qualificados para atuar com os sujeitos da EJA. Para isso, a amostra foi de 4 (quatro) professoras que atuam em turmas de alfabetização de três municípios - Braço do Norte, Laguna e Tubarão. Em razão da pandemia do Covid-19, a pesquisa foi realizada remotamente e efetivou-se por meio de questionário, via Google Forms. Nos moldes de pesquisa dialética, trata-se de um estudo de caso. Percebemos que, embora tivessem graduação em licenciatura, todas relataram ausência de disciplinas sobre a EJA na formação inicial ou falta de subsídios metodológicos, revelando a necessidade de atualização do currículo dos cursos de formação de professores. Evidenciamos, assim, que a formação continuada assume papel essencial e fundamentador para a prática na Educação de Jovens e Adultos.25 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFormação ContinuadaEJA: Educação de Jovens e AdultosPráticas PedagógicasAlfabetização na educação de jovens e adultos: um olhar voltado para a formação docenteArtigo Científico