Trindade, Larissa CarvalhoLuz, Marcella2021-07-212021-08-042021-07-212021-08-042018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16002O presente trabalho tem por objetivo fundamentar diretrizes de projeto para o desenvolvimento da proposta de um edifício público multifuncional voltado à educação ambiental tendo como articulador a fazenda vertical. Com intuito de tornar esse recente conceito de agricultura urbana através da arquitetura conhecido pela população e estudado pelo setor o edifício contempla o apoio à órgãos relacionados ao tema (EPAGRI e CCA-UFSC) e contempla espaços para a inserção da comunidade, através da cultura, gastronomia e educação. Inicialmente, será apresentada a metodologia, a qual apresenta estudos teóricos de livros e artigos para a compreensão da relação entre cidade, meio ambiente e agricultura além das formas e técnicas utilizadas em edifícios de fazendas verticais. E ainda resume-se a importância da agricultura urbana a partir de estatísticas que apontam para a mudança da forma de produção de alimentos. Em seguida são definidos os referenciais projetuais utilizados para a elaboração da proposta, dos quais são analisados, destacando os pontos relevantes para o atual projeto. Após, é desenvolvida uma análise da área, onde destacam-se os fatores locais que são relevantes para a proposta. Por fim, é apresentada a proposta inicial do projeto, na forma de partido geral demonstrando principalmente as diretrizes adotadas em implantação, volume, tipologia e outros aspectos relevantes, destacando principalmente as conexões do projeto com seu entorno.100 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilArquiteturaFazendaVerticalCidadeEducaçãoAmbientalCultivo urbano: fazenda vertical de apoio à EPAGRI e UFSC.Monografia