Goulart, Mariléia MendesMachado, Daiana2020-08-052020-11-292020-08-052020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10005Este artigo tem como objetivo compreender as situações e realidades dos estudantes e professores do EJA de Tubarão – Santa Catarina. Para tanto, a metodologia da pesquisa se deu por meio de um estudo de caso com abordagem qualitativa e método dialético. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário com questões abertas realizado pelo Google Forms. A amostra constituiu-se de nove estudantes e oito professores da mesma instituição. Como problema de pesquisa temos: Que histórias trazem os jovens adultos matriculados nas turmas de EJA e seus professores? Quais necessidades e realidades os afastaram da escola na idade regular e obrigatória? E qual o olhar dos professores na sala de aula com estes jovens adultos? Como resultados, percebemos as múltiplas histórias, contudo, apesar terem desistido de suas vidas escolares nos anos anteriores, buscam por qualidade de vida na EJA. E, em relação aos professores, procuram se manter atualizados para a construção de currículos pedagógicos, porém necessitam do apoio das políticas públicas para a sua formação continuada.28 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilJovens e adultosEducaçãoTrabalhoUm olhar para estudantes e docentes da educação de jovens e adultos do município de Tubarão - SCArtigo Científico