Ramos TM, TiagoSouza Lima, Ronaldo2021-08-092021-08-092021-06-03https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17217O presente estudo tem por objetivo principal identificar os desafios do professor de Educação Física para incluir socialmente o autista no contexto escolar. Como objetivos específicos: identificar na literatura a importância normativa da inclusão no processo educacional; analisar as contribuições da Educação Física para o aluno com TEA; expor alternativas pedagógicas para inclusão dos alunos com TEA nas aulas de Educação Física. Metodologicamente trata-se de um estudo de revisão da literatura de natureza qualitativa e caráter descritivo, que ocorreu por meio da coleta e análises de artigos, monografias e documentos no período compreendido entre os meses de fevereiro a maio de 2021. Justifica-se a relevância do presente estudo, por contribuir para a formação dos profissionais da Educação Física, pois apesar dos desafios, é certo que o docente deve respeitar as limitações dos alunos com TEA, mas deve também, propor atividades incentivadoras que promovam estímulos e quem sabe, sua superação.Nota-se ainda que, apesar das dificuldades existentes, o processo de inclusão é sim possível, desde que haja comprometimento e envolvimento por parte do professor, de modo a incentivar os alunos a participarem das aulas de Educação Física. Espera-se, com esse trabalho,l compartilhar dados que sirvam de estímulo para a melhoria da educação de crianças e jovens com TEA e, assim, reafirmar e chamar a atenção da sociedade quanto a importância da inclusão do aluno com TEA nas aulas Educação Física em razão dos beneficios psicomotores, sociais e culturais que essas atividades podem proporcionar.71ptAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 BrasilAutismoAlternativas PedagógicasEducação Física EscolarInclusãoA inclusão na educação física do aluno com transtorno de espectro autistaMonografia