Sanches, RafaelaSilva, Lorran2023-06-282023-06-282023-06-23https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34030Este estudo investiga a relação entre tradições culturais e políticas e o processo histórico de colonialidade, dominação, exploração, dependência e marginalização de grupos dentro da sociedade. São examinados três aspectos da relação entre países do Norte e do Sul: o colonialismo como uma matriz institucional, o eurocentrismo como perspectiva cultural e o capitalismo econômico. A compreensão dos processos de colonização é fundamentada nas teorias de Aníbal Quijano (2000; 2005) sobre a Colonialidade do Poder e do Saber. A formação da modernidade é analisada com base no eurocentrismo e no processo de colonização e dependência política, cultural e econômica dos países colonizados, em consonância com a teoria de Centro, Semiperiferia e Periferia de Immanuel Wallerstein (1984). Por fim, é conduzida uma análise fílmica do documentário "Escolarizando o Mundo" (2011), de Carol Black, que aborda temáticas relevantes para a compreensão da hierarquia no Sistema-Mundo. A abordagem metodológica empregada neste estudo combina o materialismo histórico e dialético, além da análise fílmica, e embasa-se nas obras de Aníbal Quijano (2000; 2005), Enrique Dussel (1973; 1983; 1986; 2005; 2016) e Frantz Fanon (1968; 2008) sobre a colonialidade.31 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilcolonialidadecolonialismoeurocentrismohierarquiatradições culturaisAs bases de um sistema-mundo consolidado pela hierarquia colonial: a construção do saber como mecanismo de dominaçãoThe foundations of a world-system consolidated by colonial hierarchy: the construction of knowledge as a mechanism of dominationMonografia