Coelho, Paula PintoAngelo, Fernanda Aparecida de OliveiraCarvalho, Jéssica CristineBorges, Jordanya Fernanda FerreiraSantos, Nayara Táscyla Miranda2022-11-212022-11-212022-07-05https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26519Diante o interesse em compreender as condições de abordagem da equoterapia para o melhoramento motor de crianças portadoras de transtorno do espectro autista (TEA), o estudo objetivou abordar através de publicações cientificas, demonstrações de como tem sido os fundamentos motores trabalhados por meio da equoterapia. Os objetivos específicos propuseram apresentar o entendimento dos autores sobre o referido tema destacados nos últimos anos e demonstrar as considerações mais relevantes dos ganhos motores com base no respectivo tratamento terapêutico. Ademais, o presente estudo é de suma relevância, e justifica-se por ser algo muito abordado na atualidade. O transtorno de espectro autista é um distúrbio que afeta o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças, e nos últimos anos o número de pessoas diagnosticadas com TEA foi por cerca de dois milhões no Brasil. A Equoterapia é um dos tratamentos mais utilizados na atualidade, devido aos seus estímulos produzidos pelos movimentos do cavalo, pois a sua marcha é bem semelhante ao do ser humano. A metodologia aplicada foi de cunho qualitativo, descritivo, observacional de revisões bibliográficas, tendo como base, estudos dos bancos de dados PubMed, biblioteca da Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e PEDro (PEDro Physiotherapy Evidence Database), Lilacs e Medline. O período de análise dos dados deu-se entre os meses de março a junho de 2022. Conclui-se, pela análise dos resultados que, com a adoção da prática, as melhorias se tornam evidentes principalmente na correção da postura, no favorecimento do equilíbrio e da coordenação motora, bem como a mobilidade.18 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilTranstorno de Espectro Autista (TEA)Desenvolvimento Motor de CriançasEquoterapiaA Atuação da Equoterapia no Desenvolvimento Motor de Crianças com Transtorno de Espectro Autista: uma Revisão de LiteraturaArtigo Científico