Guimarães, Larissa OliveiraNeves, Carlos Ramon Conceição2021-12-082021-12-082021-07-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18271Dentro da escola são trabalhadas diversas disciplinas, entre elas está a Educação Física, que é a área do conhecimento humano ligada às práticas corporais e que são designadas como conjuntos de atividades e exercícios físicos não competitivos. O futevôlei é um esporte, que como todos os outros no contexto escolar, é capaz de trabalhar com os alunos valores morais e éticos, além da interação, socialização e promoção de saúde. Este estudo tem como objetivo compreender o pensamento dos professores e alunos em relação a inserção do futevôlei nas escolas. Além de refletir sobre a inserção dos esportes complementares dentro da Educação Física escolar, externando a abordagem desse conteúdo como ferramenta de grande relevância para a Educação Física escolar. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, utilizando os seguintes descritores: futevôlei, os futebóis e esportes complementares na Educação Física escolar. Esta busca foi realizada por meio de uma coleta de informações na literatura de artigos, livros e dissertações. Foram encontrados 623 estudos com a temática do futevôlei, 77 para os futebóis e apenas um (1) para os esportes complementares na Educação Física escolar. Conclui-se que os esportes complementares variantes do futebol, com foco no futevôlei são ferramentas importantes e necessárias a serem trabalhadas no âmbito escolar, pois estas fornecem benefícios que outras modalidades não permitem os alunos vivenciarem.43ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação Física escolarEsportes complementaresFutevôleiOs esportes complementares no contexto escolar: a inserção do futevôlei nas escolasMonografia