Junckes, Rosani CasanovaSousa, Aurilene Melo2018-08-222020-11-292018-08-222020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10107Este trabalho trata das brincadeiras na Educação Infantil e apresenta resultados de uma pesquisa e de observações realizadas em uma escola, com o registro das falas das crianças durante a atividade, bem como de fotografias das brincadeiras realizadas, destacando a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através das brincadeiras. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário com questões simples, o qual foi respondido pela professora de uma sala de Educação Infantil. Ressalta-se, que é através dessa relação, que as crianças se conhecem e se constituem como sujeitos, vivenciando dentro da coletividade o respeito, a autonomia, as diferenças e as diversidades.15 f.pt-BRAttribution-NonCommercial 3.0 BrazilBrincadeirasLudicidadeEducação infantilA abordagem das brincadeiras em uma turma de pré-escola em Salvador- BAArtigo Científico