CHOMA, Bruna MerinoSILVEIRA, Warley Junio SantosNASCIMENTO, Emanoele PereiraMANSO, Elaine Cristina DestefaniZANETTI, Marcelo Callegari2023-12-122023-12-122023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37925Iniciação Científica (IC)A literatura aponta que a prática da dança pode contribuir para promover interação social, diminuição da ansiedade, melhora da autoestima e gerar melhoria no bem-estar psicológico. No entanto, ambientes destinados à prática da dança podem gerar percepções, sentimentos e comportamentos diversos devido a alguns fatores. Neste sentido a comparação social pode influenciar percepções em relação à aparência e função física nos praticantes de dança desencadeando julgamentos, experiências e comportamentos nem sempre positivos. Considerando o arcabouço teórico da Teoria da Autodeterminação, este estudo buscará compreender as influências da comparação social na motivação para a prática da dança em mulheres nos contextos competitivo e não-competitivo. Este estudo utilizará de uma abordagem qualitativa na qual as participantes serão submetidas à uma entrevista semiestruturada e posteriormente os dados serão analisados mediante as diretrizes da análise temática utilizando o software NVivo Release 1.7 por meio de um processo de codificação dedutivo e indutivo.Attribution 3.0 BrazilDançaComparação socialMotivação autodeterminadaComparação social e motivação no contexto da dança: um olhar a partir da teoria da autodeterminaçãoResumo