Santos, Danielle Maria Espezim dosBunn, Kátia Victoriano2020-12-222021-08-042020-12-222021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15289A adolescência é um período complexo na vida de um ser humano, e é inonimável compreender a responsabilização por ato infracional do adolescente como uma punição para os adolescentes em conflito com a lei. A Justiça Restaurativa(JR) exige de cada um de nós, família, Estado e sociedade, uma contínua revisão de nossas atitudes e de nós mesmos, oferecendo-nos possibilidades de respostas humanizadoras trazidas pela própria socioeducação. Com objetivo de verificar se é possível aplicar a Justiça Restaurativa na socioeducação, utilizou-se como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, desenvolvida pelo método de abordagem de pensamento dedutivo. Dessa forma, conclui-se que a JR é uma possibilidade de avanço no que preconizam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei do SINASE, e um passo fundamental para unificação e efetivação de práticas no sistema socioeducativo. Por outro lado, observa-se a baixa aplicabilidade desse novo instituto que ainda é silente no que se refere aos adolescentes brasileiros.16 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAdolescentes. Superação da cultura do castigo. Mudança de comportamento.Justiça restaurativa na socioeducaçãoArtigo Científico