Guimarães, Larissa OliveiraSilva, Eliane Maria2021-09-012021-09-012021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17425A Educação para Jovens e Adultos (EJA) foi instituída no Brasil com a finalidade de oferecer a oportunidade para que pessoas, que não conseguiram estudar regularmente no período e idade comuns, pudessem ter acesso à Educação formal. A Educação Física é um componente curricular e uma modalidade de ensino muito importante para o desenvolvimento humano e que não é oferecido obrigatoriamente na EJA. Este trabalho apresenta como objetivo discutir de que maneira a educação física escolar pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos da EJA e de que maneira proporciona a cultura corporal do movimento levando a promoção da saúde e bem estar. Para tal, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, descritiva e com abordagem qualitativa. Destacam-se como pontos importantes: a Educação de Jovens e Adultos e Educação Física escolar, e observou-se que os profissionais atuantes da Educação Física na EJA precisam ser profissionais capazes de acolher seus alunos e ofertar uma aula atrativa para que estes alunos permaneçam interessados nas aulas mesmo depois de um dia cansativo de trabalho. Também é importante que o professor possa adaptar os conteúdos pedagógicos que fazem parte do currículo escolar para melhor atender a todos e respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno. Desta forma, ele fará com que o ensino da Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos seja relevante e auxilie no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que anseiam por terminar seus estudos e poder ter uma realidade de vida melhor.38 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilContribuições da Educação físicaEducação Física escolarContribuiçoes do ensino da educação física na educação de jovens e adultos (EJA) para o processo de aprendizagemMonografia