Luciano, Suelen Francez MachadoBoeing, Jaqueline2022-09-292022-09-292019-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25870Este trabalho de conclusão de curso visou a analisar a repercussão do vídeo “Bettina do 1 milhão de reais” da empresa Empiricus em comentários dos internautas publicados na plataforma YouTube. Para dar conta desse objetivo, revisamos os conceitos de marketing digital (KOTLER; KELLER, 2012; ARMSTRONG, 2003; TELLES, 2011) e de teoria da relevância (SPERBER; WILSON, 1986/2001, 1995), selecionamos os cinco primeiros comentários sobre o vídeo e os analisamos com as ferramentas descritivo-explanatórias da teoria da relevância. As inferências supostamente realizadas na elaboração dos comentários sugerem que, embora a empresa Empiricus tenha sido bem-sucedida em atrair a atenção de seus interlocutores, eles não validaram o conteúdo da mensagem, considerando-o implausível e ironizando-o.31 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPragmática cognitivaTeoria da relevânciaVídeo “Bettina do 1 milhão de reais”Comentários do youtubeComentários sobre o vídeo “Bettina do 1 milhão de reais”: análise do ponto de vista da teoria da relevânciaMonografia