Mauricio, Daiane de Souza AlvesPereira, Helena Liberato2022-09-292022-09-292019-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25869Esta monografia propõe por objetivo analisar, através do material de apoio criado pela Associação Brasileira de Dislexia – ABD, à luz da Neurociência: “Como interagir com o disléxico em sala de aula”, a pertinência das competências do Exame Nacional do Ensino Médio referentes à produção textual para alunos com dislexia do desenvolvimento. Para dar conta desse objetivo, selecionamos e analisamos cada uma dessas competências, através de uma pesquisa empírica qualitativa descritiva, correlacionando-as ao material de apoio supracitado. Esta pesquisa justifica-se, pois, os alunos com dislexia do desenvolvimento não possuem a aptidão necessária para serem avaliados sob os mesmos critérios que outros alunos que não possuem nenhum tipo de distúrbio de aprendizagem. Os dados sugerem que o aluno com dislexia do desenvolvimento possui a conectividade funcional cerebral diminuída, ou até mesmo ausente, nas regiões da rede da leitura. Portanto, ele não consegue desenvolver a habilidade de leitura da mesma forma que o indivíduo que não tem esse transtorno. Logo, conclui-se que, se continuarem sendo avaliados dessa maneira, os alunos com dislexia do desenvolvimento permanecerão na categoria “insuficiente”.40 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDislexia do desenvolvimentoCompetências do ENEMNeurociênciaEntre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociênciaMonografia